Project Details
Project
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Green Bond Second-Party Opinion (Portugese)
Client
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)
Project Type
Green Bond/Loan
Industry Group
-
Use of Proceeds
-
Location
Brazil
Evaluation Date
Sep 2018
Evaluation Summary
Na opinião da Sustainalytics, o Framework de Títulos Verdes do BDMG tem credibilidade e impacto positivo significativo, estando alinhado com os quatro componentes principais do Green Bond Principles 2018. Essa avaliação é baseada nos seguintes elementos:
USO DOS RECURSOS
As sete categorias elegíveis para o uso de recursos (prevenção e controle da poluição, gestão de água e efluentes, energia renovável, biocombustíveis, eficiência energética, transporte limpo e gestão de recursos naturais) estão alinhadas com aquelas reconhecidas pelos Green Bond Principles. A Sustainalytics considera que os projetos levarão a impactos ambientais positivos e promoverão vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
AVALIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS
O processo de seleção de projetos do BDMG é supervisionado pelo Comitê de Títulos Verdes, que é presidido por um Diretor Executivo e integrado por representantes de vários departamentos. O Comitê avaliará os projetos com base no risco de crédito do tomador, os impactos ambientais esperados, o alinhamento com o Framework e o alinhamento com a Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco para determinar a elegibilidade. Isso está de acordo com a prática de mercado.
GESTÃO DE RECURSOS
O departamento de Gestão Financeira do BDMG supervisionará a gestão dos recursos, que serão registrados como uma fonte segregada pelas funções internas de contabilidade do Banco. Os recursos pendentes de alocação serão mantidos no caixa do Banco ou investidos em instrumentos de baixo risco e alta liquidez e, em nenhum caso, serão investidos em projetos que estejam desalinhados com as metas do Framework. Isso está de acordo com a prática de mercado.
REPORTE
O BDMG comprometeu-se a reportar anualmente sobre a alocação, incluindo uma discriminação por categoria de elegibilidade e região, e sobre o impacto dos projetos, incluindo indicadores-chave de desempenho relevantes e estudos de caso representativos. Isso está de acordo com a prática de mercado.